top of page

   Desafios na terra...

Superação no mar!

História de vida

Marçal Lemes da costa, 38. Sua atual profissão: Surfista. O surf chegou à vida de Marçal com tudo e mudou toda sua rotina. Na verdade, o surf salvou Marçal de algo muito pior do que ele passou. O que aconteceu com Marçal jamais tinha passado pela mente dele. Motorista de carretas era sua profissão até a tarde em que teve de ir fazer um exame admissional em outra empresa. Marçal era um moço muito ativo, era piloto de MotoCross, jogava Futebol, praticava Willy com sua moto (manobras com moto no asfalto), vivia uma vida a todo vapor. Mas, naquela tarde, Marçal começaria a passar pela maior prova de sua vida.

Ao sair pilotando uma moto de onde havia realizado o teste, Marçal se envolveu em um grave acidente. A moto escorregou na pista e colidiu com um caminhão. O acidente causou vários danos físicos a Marçal. Quebrou a perna, a bacia, uma das costelas, teve o pulmão perfurado, quebrou parte do ombro e o lado esquerdo da cabeça ficou muito machucado. Não parava por aí, o que, para muitos e, inclusive para Marçal, parecia ser o fim. Após o socorro, uma das pernas teve de ser amputada e perdeu todos os movimentos do braço esquerdo. “Saí de casa de moto e voltei em uma cadeira de rodas”, relata Marçal.

Após um ano passando por muitos momentos difíceis, a vida daquele homem normal não existia mais: o que havia era somente a força de vontade de sobreviver mesmo sendo deficiente. Marçal, que já tinha o espírito de esportista radical antes do acidente, começou, então, a traçar planos para se tornar um surfista. Começou fazendo adaptações. Fez um remo com um pedaço de cano de PVC, adaptou um colete para prender o braço esquerdo e foi encarar o mar. A trajetória no surf começa, de verdade, quando ele conhece na praia de Itamambuca na cidade de Ubatuba (SP) um grande parceiro e incentivador. “Eu conheci o Maycom. Estava sofrendo na arrebentação das ondas, passando apuros e ele entrou na minha vida”, fala o surfista com muita emoção.

A entrada de Maycom na vida de Marçal mudou completamente as atitudes do Surfista no mar. Começou, então, a encarar ondas maiores. “O Maycom foi me dando dicas e hoje surfo ondas de um metro e de um metro e meio”, destaca o cadeirante. Marçal vai trilhando e construindo uma nova história em um mundo em que muitos acham impossível a superação. De fato, esta “superação”, não é fácil mesmo. Requer muita força de vontade, muita garra e determinação. 

“É uma loucura, né? Tem de ter uma coragem a mais, uma força que a gente cria porque fácil não é”, destaca o Surfista.

Marçal Lemes da costa, 38 anos, morador de Ubatuba (SP).

Além de surfar e conquistar a liberdade, pois é isso que Marçal sente quando está no mar ele também ministra palestras com objetivos de incentivar as pessoas com sua força de vontade e superação. O surfista deficiente sonha também em um dia conseguir patrocínios e participar de competições de surf na categoria dele. Mas, enquanto isso não acontece, ele vai seguindo surfando no mar e no oceano da vida.

© 2017 direitos reservados - Além dos Limites

  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • Instagram - White Circle
bottom of page